Fórmula DATAM

Fórmula DATAM

Fórmula DATAM

 

A fórmula DATAM é uma fórmula muito útil. A partir de uma data inicial, é possível “retirar” ou “incluir” meses a partir desta data inicial.

Um exemplo bastante didático é com relação a pagamentos parcelados. Imagine que sua empresa adquiriu um equipamento por R$6.000,00 cujo o pagamento será realizado em 6 parcelas iguais de R$1.000,00, sendo a primeira parcela para dia 30/01/2015.

A fórmula DATAM nos auxiliará no cadastro das datas de todas as parcelas: 30/01/2015, 28/02/2015, 30/03/2015, …

Sendo a primeira parcela para dia 30/1/2015, basta utilizarmos a fórmula DATAM  indicando o número de meses a partir da última parcela.

Para funcionar, a fórmula precisa de 2 argumentos: “data_inicial” e “meses”, sendo o segundo argumento, a quantidade de meses pra frente (valor positivo) ou para trás (valor negativo).

Assim, se a primeira parcela é para dia 30/01, a próxima será dia 28/02, já que fevereiro não possui dia 30.

DATAM1

 

Podemos seguir o exemplo abaixo para conseguirmos as datas de todas as 6 parcelas a partir da primeira parcela:

DATAM2

 

OBS: Digitou-se o número da parcela na coluna ao lado, e como a data inicial é sempre dia 30 de jan, então utilizou-se o sinal “$” para “travar” a célula referência. Em seguida, indicou a quantidade de meses que está na coluna C (coluna da direita). Mas foi necessário descontar 1, pois na verdade, a partir da primeira parcela, precisamos aumentar 1 mês, ou seja, a parcela número 2 é 1 mês após da primeira parcela.

 

Quer saber tudo sobre a Fórmula DATAM?

Tem muito mais em nosso canal do YouTube, você pode se inscrever clicando aqui.

E se você já quer ter muito mais conteúdo sobre produtividade, inscreva-se para o AULÃO PRODUTIVIDE 10X, totalmente online e gratuito.

Sid Moraes

Apaixonado por Excel, Power BI e Analytics! MCSE Data Analytics, MCSA B.I, MCSA B.I Reporting, MOSE Excel. Professor corporativo na Doutores do Excel, editor do blog Doutores do Excel e do blog CertificaExcel

Deixe um comentário

Fechar Menu