Você já ouviu falar das expressões “Tabela Fato” e “Tabela Dimensão”?
Esse é um conceito extremamente importante, principalmente quando começamos a trabalhar com dados e relações de tabelas, seja dentro do Excel ou do Power BI.
Neste vídeo, explicamos de maneira detalhada quais são esses dois conceitos e ensinamos inclusive como você deve começar a nomear as suas tabelas quando for utilizar o Power Pivot, ou qualquer outro tipo de relação entre tabelas.
A Tabela Fato, como o próprio nome já diz, armazena os fatos históricos de um acontecimento, que pode ser uma venda, um evento, ou qualquer outra situação em que seja possível registrar uma ação. Nesse sentido, as informações contidas nela se repetem e normalmente são colocadas periodicamente.
Na tabela fato de uma farmácia, por exemplo, os remédios vendidos são listados de acordo com a data.
Já a Tabela Dimensão, armazena as informações de um único item, ou seja, as informações referentes a cada produto e por tanto não podem se repetir.
Quando partimos para uma utilização mais analítica das ferramentas e usamos validação de dados por exemplo, essa base exclusiva é chamada de Dimensão.
Então, no caso do nosso exemplo, as informações de um único remédio, ou seja, seu fabricante, laboratório não irão se repetir.
Índice do vídeo:
00:00 – Início
00:54 – Contextualizando
Entendendo a importância dos conceitos FATO e DIMENSÃO
01:17 – Tabela fato
02:39 – Tabela dimensão
Aprendendo a identificar do que são compostas as duas tabelas
03:24 – Resumo
05:06 – Nomeando a tabela
Dando nomes corretos para tabelas FATO e DIMENSÃO
06:03 – Power Pivot
Enxergando por dentro das relações de FATO e DIMENSÃO e visualizando o asterisco e o 1 que significam um para muitos.
Tem muito mais em nosso canal do YouTube, você pode se inscrever clicando aqui.
E se você já quer ter muito mais conteúdo sobre produtividade, inscreva-se para o AULÃO PRODUTIVIDE 10X, totalmente online e gratuito.